ENTRE EM CONTATO:

igrejaluterana@gmail.com

Deixe seu comentário: sugira, opine, participe!
Se algum post lhe ofende ou viola seus direitos autorais entre em contato.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Um pouco de história....

O primeiro post deste blog fala sobre uma história linda. Uma história de fé, uma história abençoada por Deus. Uma história que resultou em nossa Congregação. Sabemos que esta é apenas uma parte da história. Muitas outras coisas aconteceram. Mas fica este sendo um pequeno registro do nascimento da CONGREGAÇÃO EVANGÉLICA LUTERANA CRISTO REDENTOR:

A presença da Igreja Luterana Cristo Redentor em Canela teve inicialmente o seu ponto de partida na localidade de Linha São João (Interior da Cidade de Canela, na época, uma colônia muito próspera).
No ano de 1928 chegou de Bom Jesus (RS) a família do Sr. Sylvio Hoffmann, fato que se tornou um marco para a existência da Congregação. O Sr. Sylvio julgava indispensável que sua família recebesse atendimento religioso e fosse ensinada aos pés do Slavador Jesus. Nessa mesma época já haviam famílias luteranas residentes na localidade do Caracol (Canela), familiares de Leodoro de Azevedo.
Culto realizado em Canela no ano de 1928 Esquina da Rua São João com a Avenida João Pessoa - Da esquerda para a direita sentados: Frida Sander, Alzira Sander, ..., ..., ..., Mira Sander, ..., Leonor Hoffmann, Ruth Hoffmann, Ema Sander, Lídia Muxfeld Sander. Na segunda fila: Valter Sander, ..., ..., ... Em pé atrás: Henrique Wagner, Balduíno Sander, Rev. João Winterle, Sylvio Hoffmann, ...

Apesar de os cultos acontecerem desde os anos de 1928, oficialmente a Congregação foi fundada no dia 14 de Junho de 1942, época em que ainda era uma filial da Sede Paroquial de Linha São João. Mais tarde a congregação em Canela tornou-se a sede paroquial, sendo que hoje infelizmente não existe mais uma igreja luterana em Linha São João.
Culto Festivo na fundação do Templo da Padre Cacique. Este é a primeira Igreja Luterana em Canela. No detalhe, na frente vê-se o Rev. Carlos João Mundel (E) e o então presidente da IELB, REv. Rodolfo Hasse (D). 05 de Dezembro de 1948

Em 1947 filiou-se ao Sínodo Evangélico Luterano do Brasil, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Em 1948 foi inaugurado o templo localizado na Rua Padre Cacique, e que serviu de local de culto até 1978. Neste ano, passou a ser utilizado o novo templo, que ainda estava em obras. Sua inauguração oficial ocorreu em 1982, por ocasião dos festejos do quadragésimo ano de fundação. Além da congregação sede, ainda fazem parte do trabalho as comunidades de Morro Alegre, Amoreiras, Linha São Paulo e Canastra, e da mesma forma a Comunidade Evangélica Luterana São Pedro de São Francisco de Paula.

4 comentários:

  1. Estimado Fernando...

    Parabens pela iniciativa...
    Sou neto da Leonor Hoffmann... citada na foto historica.

    Um abraco a ti e ao compadre Erni...

    Pastor Christian Hoffmann
    Montevideo - Uruguay

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernando:
    Legal teu blog! Encontrei um monte de parentes na foto. Manda a foto direto prá mim para poder ver melhor. Acho que meus bisavós tb. estão na foto. Parabéns.
    P. Winterle

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz de ver no blog a foto de meu avô, Dr. Rodolpho Hasse, então presidente da IELB.
    Lídia (Hasse) Winterle.
    Nairobi,Kenya

    ResponderExcluir
  4. Obrigado....
    Pastor Winterle, logo estarei enviando as fotos para seu e-mail. Quanto ao artigo sobre a tia Annida, vou trabalhar nisso... Abraços e bençãos no trabalho aí!!

    ResponderExcluir

Google