ENTRE EM CONTATO:

igrejaluterana@gmail.com

Deixe seu comentário: sugira, opine, participe!
Se algum post lhe ofende ou viola seus direitos autorais entre em contato.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

DIA DAS BRUXAS X DIA DA REFORMA

(Retirado e adaptado do Mensageiro Luterano Out/08 - Rev. Paulo K. Jung)

Halloween, também chamado de "Dia das Bruxas", ou, como se encontra no dicionário da língua portuguesa, “véspera de todos os santos", é um termo originário da Irlanda Céltica do século V d.C. Acredita-se também que o nome Halloween tenha origem no termo hallowinas, nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras da Escandinávia.

Uma lenda celta fala que os espíritos de todos os que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuí-los e usá-los pelo próximo ano. Como os vivos não queriam ser possuídos, eles apagavam as tochas e fogueiras de suas casas na noite de 31 de outubro, vestiam-se com fantasias e desfilavam pelas ruas fazendo muito barulho a fim de assustar e espantar os espíritos.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava. Foi então que o dia de Halloween passou a ser conhecido como "Dia das Bruxas". Os Estados Unidos também adotaram a brincadeira ligada a este dia, chamada "Trick-or-treat" (Travessuras ou gostosuras). Esta brincadeira tem origem em um costume irlandês do século IX, chamado "souling” (almejar). No dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul-cakes" (doces de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha. Para cada doce que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Estas orações, diziam, ajudavam os mortos a ir para o céu.

A outra brincadeira associada a este dia é a das abóboras e velas, denominada "Jack O'Lantern" (Jack da Lanterna), que também tem origem no folclore irlandês. Dizia-se que Jack era um alcoólatra grosseiro que, tendo bebido em excesso, morreu no dia 31 de outubro. Através de artimanhas consegue fazer com que o diabo não o leve para o inferno, mas por causa de sua vida desregrada, também não é aceito no céu. Ganha, porém, uma brasa do diabo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Por isso os nabos na Irlanda passaram a ser usados como lanternas do Jack. Como nos Estados Unidos as abóboras são mais abundantes, estas passaram a ser as "lanternas do Jack" nesse país. É assim que surgiram as abóboras com uma vela acesa dentro delas.

Para nós, luteranos, o dia 31 de outubro é dia de festa, mas da festa da Reforma da Igreja. Bruxas, Jack da Lanterna ou outras crendices populares são lendas que não têm qualquer fundamentação na verdade e podem influenciar crianças e adultos a seguirem costumes anti-cristãos. Como cristãos, devemos tomar cuidado para que esses elementos do folclore europeu e norte-americano de origem pagã não nos façam esquecer a Reforma, a qual nos trouxe o conhecimento da salvação pela fé em Jesus Cristo. Cuidemos ainda para que esses elementos não nos afastem da verdade que confessamos a respeito dos que já faleceram e da esperança que temos em relação aos que partiram na graça do nosso Salvador, de que estão guardados com Cristo para o dia da Ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google