ENTRE EM CONTATO:

igrejaluterana@gmail.com

Deixe seu comentário: sugira, opine, participe!
Se algum post lhe ofende ou viola seus direitos autorais entre em contato.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

JÁ VEM PERTO O NATAL

As ruas já receberam enfeites. A limpeza “mais pesada” de nossas casas e quintais aos poucos também vai acontecendo. O sol começa a brilhar com mais força e a temperatura sobe. Os pastores já estão convidando crianças e jovens para os ensaios do Programa de Natal. O ano se encaminha para o final e o Natal se aproxima. E como já é tradição, quando o Natal se aproxima as coisas começam a mudar.

Mas será que nossa tradição Natalina de mudança, renovação, limpeza e beleza faz sentido?

É claro que sim. Porque ela é um símbolo de algo que não é tão fácil de ver, pois acontece dentro de nós.

O Natal nos lembra a vinda do Salvador Jesus. Foi na noite de Natal que nasceu o Emannuel, o Deus que está com a gente. É no Natal que Deus cumpre sua promessa, enviando o Messias (Esta palavra quer dizer: Aquele que foi escolhido para ser Rei). Ora, convenhamos, não podemos receber ao Rei Jesus de qualquer maneira.

Os reis do mundo, quando viajavam, eram precedidos pelos “arautos”. Eles avisavam o povo da cidade que o rei estava chegando e então começava toda uma preparação. A Bíblia também fala de um arauto. João Batista é seu nome. Ele prepara o caminho do Senhor. Não, sua intenção não é preparar ruas e casas, mas corações. E João Batista lembra que não existe preparação melhor do que o arrependimento. “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!” (Mt 3.2). Esta era a pregação do profeta.

Na verdade, quando enfeitamos nossas ruas, praças e casas, estamos tornando visível uma mudança que acontece primeiro em nosso coração, quando rejeitamos e jogamos fora as coisas erradas e ornamos nossa vida com a confiança no perdão de Deus. A verdadeira preparação para o Natal e o Advento de Cristo é o arrependimento.

“É claro”, você pode dizer, “mas não é bem nisso que estão pensando aqueles que enfeitam a cidade. Eles estão mais preocupados com o comércio e as vendas.”

Concordo!

E é por isso que o mundo continua precisando de arautos como João Batista. E Deus conta também com você. Se o Natal anda meio vazio, é porque estamos deixando de falar sobre seu real significado. Estamos deixando de confessar que este Menino que veio a nós naquela noite especial nos deu perdão, vida e salvação e em breve irá retornar para julgar os vivos e os mortos.

Ninguém deve estar desprevenido quando este grande dia chegar. Mas sim preparado pelo arrependimento e fé verdadeira. Que toda a beleza natalina nos aponte nesta direção: beleza de coração, arrependimento e fé. Assim, esperemos o Rei que vem e comemoremos o Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google