ENTRE EM CONTATO:

igrejaluterana@gmail.com

Deixe seu comentário: sugira, opine, participe!
Se algum post lhe ofende ou viola seus direitos autorais entre em contato.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

PORQUE OS CRISTÃOS LUTERANOS NÃO CELEBRAM O CORPUS CHRISTI?

A celebração de Corpus Christi (corpo de Cristo) tem sua origem na concepção católica da Eucaristia (Santa Ceia).
A Igreja Católica ensina que Cristo ao dizer: “Fazei isto em memória de mim”, deu aos discípulos o poder de transformar pão e vinho em seu corpo e sangue e que, também agora, em virtude da consagração por um sacerdote devidamente ordenado, pão e vinho, embora retendo a aparência natural e as qualidades físicas, são transformados, transubstanciados na substância do corpo e sangue do Salvador. Segundo eles, o pão e o vinho já não estão presentes; também não estão presentes apenas o corpo e sangue de Cristo, mas “Cristo inteiro” (corpo, sangue, alma e divindade). Dessa maneira, o sacerdote realiza um milagre comparável à encarnação de Cristo. A transubstanciação tornou-se doutrina oficial da Igreja Romana no Concílio Lateranense de 1215, e foi reafirmada no Concílio de Trento, 1545-1563.
Esta doutrina justifica a Adoração do Sacramento, que configura a celebração de Corpus Christi.
Todavia, lemos em 1Coríntios 11.26-28: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.” Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão, deu o pão aos discípulos, e lhes disse que comessem o pão. De modo que os discípulos realmente comeram pão. Todavia, Cristo disse ao dar-lhes o pão: “Isto é o meu corpo oferecido por vós”. Por isso, segundo as palavras do Senhor, não foi apenas pão o que os discípulos tomaram e comeram, mas, juntamente com o pão, tomaram e comeram o corpo de Cristo. A presença do corpo de Cristo em, com e sob o pão fica clara apenas por causa das palavras do Mestre: “Isto é o meu corpo.” O mesmo é verdade quanto ao vinho, que é o sangue de Cristo.
Os discípulos não duvidaram das palavras de Cristo nem levantaram a questão de como era possível que recebessem o corpo e sangue de Cristo quando o viam presente à mesa, visível e fisicamente. Tomaram as palavras de Cristo em seu sentido simples e natural, a saber, que comeram pão e também o corpo de Cristo, beberam vinho e também o sangue de Cristo.
Por causa do testemunho bíblico não podemos crer que a hóstia consagrada deva ser adorada, pois este ato não encontra base na Escritura Sagrada. Por isto, cristãos luteranos não celebram o Corpus Christi, sendo esta uma festa exclusivamente Católica.
Ficamos apenas com a palavra de Cristo e ela nos basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google