ENTRE EM CONTATO:

igrejaluterana@gmail.com

Deixe seu comentário: sugira, opine, participe!
Se algum post lhe ofende ou viola seus direitos autorais entre em contato.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O PAÍS MAIS FELIZ

Você sabe qual é o país em que moram as pessoas mais felizes do mundo? Fiz esta pergunta aos meus alunos de Ensino Religioso e a resposta que mais ouvi foi: Brasil

De fato, quando passa na televisão cenas de países onde as pessoas comem insetos, ou onde algum maluco entra armado em uma escola atirando em criancinhas, minha esposa costuma exclamar: - "Bom mesmo é o Brasil!"

Interessante esta constatação. Nós nos julgamos felizes. E Realmente não são muitos os brasileiros que trocariam sua pátria por alguma outra.

De qualquer forma, se você respondeu Brasil à pergunta: Qual o país onde moram as pessoas mais felizes do mundo? Você se enganou. Pelo menos é o que diz uma pesquisa realizada por cientistas da universidade de Leicester, no Reino unido, comentada aqui no Brasil pela Revista Época, de 21 de Maio de 2010.

Segundo a pesquisa, a Dinamarca é o país mais feliz do mundo.

Mas afinal, porque se chegou a esta conclusão. A Dinamarca não é nenhum paraíso tropical. Pelo contrário. Sua temperatura chega aos 20 graus abaixo de zero em seus longos invernos. É também o país com carga tributária recorde, maior do que 40%. Os dinamarqueses porém não estão insatisfeitos com isso: as ruas do país são limpas e seguras. A saúde é um direito de todos. De verdade. O governo investe 20% do seu PIB em saúde. Aqui no Brasil, para se ter uma ideia são apenas 4%. Nenhum dinamarquês fica penando em filas intermináveis para ser atendido. E a educação? É totalmente gratuita. Mesmo a faculdade. E durante os anos de escola, os jovens dinamarqueses recebem uma ajuda de custo do Estado. Quando começam a trabalhar, entram em programas de formação contínua. Estão constante reciclagem.

A Dinamarca tem outra peculiaridade interessante. Cerca de 87% de sua população é formada por cristãos luteranos. Sim, a Dinamarca é um país luterano. Não é um estado laico como o Brasil. A Igreja Luterana é a igreja oficial do país. Apesar de apenas 5% dos Dinamarqueses afirmarem que vão a igreja regularmente, a maioria, mesmo não frequentando os cultos, gosta de ser chamado de luterano e se considera como tal.

Com certeza, é desta tradição luterana que saiu o princípio que é considerado o principal responsável pela felicidade dos dinamarqueses: A máxima de que você não é melhor do que ninguém. Logo, igualmente, ninguém é melhor do que você.

Enquanto em nossa sociedade a educação está baseada em criar vencedores: a melhor média no ENEM, a primeiro lugar no vestibular, o campeão que passa em todos os concursos, etc. E consequentemente deixa para trás uma multidão de “perdedores”, na dinamarca não é bem assim. Os jovens são educados para um mundo inclusivo. Todos são bem preparados para o trabalho, o trabalho agrega todos, premia todos. Ninguém é melhor do que ninguém. Como Lutero gostava de lembrar: somos todos igualmente pecadores. E em Cristo todos igualmente perdoados por graça.

Ainda que pareça uma utopia nesta nossa sociedade tão competitiva, aqui no Colégio Concórdia, baseado em nossa Filosofia Luterana de Educação, tentamos colocar em prática este princípio que faz os dinamarqueses sorrirem e se considerarem tão felizes. Ninguém é melhor do que ninguém. Queremos crescer juntos, e se existem diferenças, e elas existem é claro, é para que possamos nos auxiliar mutuamente.

Se isto crescer e se multiplicar, talvez um dia iremos acertar ao dizer que o Brasil é o país mais feliz do mundo!

Talvez até nisto o exemplo venha de onde menos se espere:

Conta-se que há alguns anos atrás, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.

Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.

Todos, com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar.

Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás.

Então eles viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar".

E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos ate a linha de chegada.

O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos.

E as pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo essa historia ate hoje.

Porque? Por que, lá no fundo, nós sabemos que o que importa nesta vida é mais do que ganhar sozinho. É isto que significa a palavra bíblica que diz: Em Cristo somos mais que vencedores. Vencer para o cristão é vencer junto e vencer pela fé. E saber que esta é a verdadeira vitória: Estar em Cristo, pertencer a ele e desejar que outros pertençam também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google